F1 2026

Duelos internos da F1 2026: veja quem leva vantagem em cada equipe

Duelos internos da F1 2026: veja quem leva vantagem em cada equipe

Com o calendário de 2026 já avançado, a F1.com fez um raio-x dos confrontos diretos entre companheiros de equipe na Fórmula 1. O levantamento compara desempenho no sábado (classificação) e no domingo (corrida) nas 11 duplas do grid, revelando quem tem levado a melhor dentro de cada garagem - um retrato tão relevante quanto a própria tabela de pilotos para entender o equilíbrio de forças no pelotão.

Mercedes e Ferrari: liderança isolada e paridade acirrada

Na Mercedes, Kimi Antonelli confirma em números a boa fase que também aparece no Campeonato de Pilotos. O italiano venceu George Russell dez vezes em 17 classificações, com seis poles no currículo, e também leva vantagem nas corridas, cruzando a linha de chegada à frente em 12 ocasiões, com oito vitórias. Russell, por sua vez, teve um pouco mais de azar, com três abandonos contra apenas um de Antonelli. O terceiro lugar do jovem em Singapura, somado ao nono posto de Russell após largar do fundo do grid por punição de motor, ampliou a diferença para 102 pontos na liderança do campeonato.

Já na Ferrari, a disputa entre Charles Leclerc e Lewis Hamilton segue equilibrada. Hamilton igualou o companheiro nas classificações após a primeira fila na Malásia, mas Leclerc voltou a abrir vantagem em Singapura. Nas corridas, no entanto, Hamilton ainda mantém uma liderança discreta no geral.

McLaren e Red Bull: favoritos confirmam domínio

Na McLaren, Lando Norris leva a melhor sobre Oscar Piastri nos sábados, com 11 classificações superiores, incluindo poles na Hungria, Holanda e Espanha. Nas corridas, a diferença é menor: Norris soma três abandonos, enquanto Piastri tem um DNF e um DNS na abertura da temporada, na Austrália (sem contar a China, onde ambos não largaram). Norris também é o responsável pelas duas vitórias do time até aqui, em Hungaroring e Zandvoort.

Na Red Bull, Isack Hadjar assumiu a difícil missão de ser companheiro de Max Verstappen em 2026 e, apesar de uma campanha sólida, é o holandês quem comanda os números. Verstappen superou o companheiro (contando o período em que Liam Lawson atuou como substituto) em 13 classificações e também venceu o duelo de corrida em 13 ocasiões. O tetracampeão teve três abandonos, um a mais que Hadjar. O francês, aliás, foi afastado por três corridas após lesão no punho, sendo substituído por Lawson. Verstappen conquistou sua primeira pole e vitória da temporada na Malásia, repetindo o feito em Singapura, circuito que nunca havia vencido antes.

Meio de pelotão: Racing Bulls, Alpine e Haas com disputas acirradas

A Racing Bulls vive boa fase, com Lawson à frente do duelo interno. Nas classificações, a vantagem é discreta: nove a cinco sobre Arvid Lindblad. Nas corridas, Lawson venceu o confronto em dez das 14 etapas disputadas juntos, com diferenças frequentemente pequenas - a dupla já somou seis duplas pontuações. Lawson teve um abandono, em Miami, enquanto Lindblad não largou no Canadá por problema na embreagem.

Na Alpine, Pierre Gasly dominou as classificações, vencendo Franco Colapinto por 14 a três, incluindo sua primeira pole em Monza, construída em pista seca com o carro atualizado brigando entre os times de ponta. Nas corridas, o retrospecto é mais equilibrado, com Gasly à frente por dez a seis.

Na Haas, Ollie Bearman superou Esteban Ocon em 12 classificações, com melhor resultado em P10 na China e no Azerbaijão. Nas corridas, o britânico também lidera, dez a seis, apesar de quatro abandonos contra o primeiro DNF de Ocon na temporada, em Zandvoort, quando nenhum dos dois terminou a prova. O melhor resultado de Ocon no ano foi o oitavo lugar no Azerbaijão, corrida em que Bearman chegou em nono, garantindo a primeira dupla pontuação da equipe.

Audi, Williams, Aston Martin e Cadillac: equilíbrio e reconstrução

Na Audi, Nico Hulkenberg e Gabriel Bortoleto estão praticamente empatados nas classificações, com o melhor grid do time, um oitavo lugar, conquistado por Bortoleto na Bélgica. O brasileiro teve um pouco mais de sorte na confiabilidade, completando todas as corridas exceto China (não largou) e Singapura, enquanto Hulkenberg somou três abandonos e um DNS na Austrália.

A Williams segue em reconstrução, na nona posição do Mundial de Construtores. Carlos Sainz lidera o duelo de classificação por 12 a cinco sobre Alex Albon - ainda que o britano-tailandês tenha dado uma rebocada ao espanhol em Monza para ajudá-lo a avançar à Q2, enquanto Sainz perdeu um grid entre os dez primeiros em Baku por punição. Sainz também lidera nas corridas, 11 a seis, com três nonos lugares e um décimo em Baku já com o carro bastante atualizado; Albon soma um oitavo e um décimo lugar.

Na Aston Martin, temporada difícil, marcada por abandonos de ambos os pilotos nas duas primeiras etapas e também em Barcelona e Baku, embora atualizações recentes no carro e na unidade de potência tragam sinais de evolução. Fernando Alonso supera Lance Stroll nos dois quesitos, com vantagem mais discreta nas corridas, e é o responsável pelos pontos do time, com décimo em Mônaco, nono na Holanda e oitavo na Malásia.

Por fim, na estreia da Cadillac na Fórmula 1, Valtteri Bottas e Sergio Pérez protagonizam um duelo parelho nas classificações. Nas corridas, o mexicano leva vantagem, à frente do finlandês em 11 ocasiões. Ambos enfrentaram problemas de confiabilidade: Bottas abandonou sete provas, Pérez cinco.